home

17 de janeiro de 2015

Dublin (2 de 2)

(Para lerem sobre Dublin dia 1 - Link)

No segundo dia de visita a Dublin, o traçado no mapa passava por conhecer um pouco mais do estilo arquitetónico da cidade. Aproveitar para conhecer as suas portas tão típicas de estilo georgiano, um estilo muito presente nos países anglo-saxónicos de princípios do século XVII. Ganhou o nome georgiano pelo reinado sucessivo de 4 Jorges: Jorge I, Jorge II, Jorge III e Jorge IV do Reino Unido. Passava ainda por conhecer as principais ruas comerciais da cidade e pela universidade mais antiga da Irlanda - Trinity College (onde está a old library). 

Este foi o trajecto:




























1. Grafton Street - uma das principais ruas comerciais da cidade







2. St Stephen's Green - o, também ele, principal parque da cidade




3. Merrion Square - outro jardim público de Dublin, rodeado pelas tão conhecidas portas georgianas


portas de estilo georgiano


Parque de Merrion Square










4. Edifícios presidenciais - government buildings


5. Trinity College - a universidade mais antiga da irlanda, onde podemos visitar a old library, a sua long room (corredores repletos de livros e manuscritos antigos) e o book of kells, um livro que se acredita ter sido ilustrado por monges celtas por volta de 800 AD. É por isso considerado um dos vestígios religiosos mais importantes na Irlanda. É proibido fotografar, só na long room - onde está a old library - é que é permitido. Ao longo da exposição do book of kells somos acompanhados por explicações de como surgiu o papel, o livro e outro tipo de técnicas relacionadas com a beleza das origens do mundo editorial.  O preço de entrada é de 10eur / adulto.

Se ficarem curiosos, o Trinity College deu a possibilidade de vermos este livro online no link: http://digitalcollections.tcd.ie/home/index.php?DRIS_ID=MS58_003v



A entrada para a Biblioteca







Trinity College























6. Spire - É considerada a escultura mais alta do mundo. Quando a vimos perguntávamo-nos o que seria aquilo. Se seria algum tipo de antena, etc, mas pelos vistos funciona só mesmo como uma escultura.




Para visitar os principais pontos turísticos de Dublin diria que 2 dias são suficientes. Com o horário do vôo que escolhemos acabámos por ter apenas 36 horas. Ficou-nos a faltar visitar o grand canal (entre outras tantas coisas) mas como Dublin é certamente uma cidade a revisitar, o que ficou por ver ficará para uma próxima oportunidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário