home

2 de novembro de 2014

Metz, França

metz, desde o rio moselle

Hoje viajamos até Metz, capital da região de Lorena, em França. Onde fica situado Metz? Aqui:



A cidade de Metz, possui já cerca de 3000 anos de história, o que lhe permitiu ganhar um vastíssimo património arquitectónico. Fica situada na confluência dos rios Moselle Seille. Já foi terra de "todos".. pertenceu à Alemanha, tendo regressado a França em 1918, para ser anexada, pela Alemanha a 1940 e acabando por ser devolvida à França.
Dista apenas 43km do tripoint, onde as fronteiras do Luxemburgo, França e Alemanha se encontram.

O que ver em Metz?

Março. Metz tornou-se uma agradável surpresa. Sem grandes expectativas, tínhamos alugado um carro no Luxemburgo e queríamos conhecer melhor não só o país, mas também a região de frança mais próxima, que é Lorraine. Capital da região, Metz entrava assim no nosso plano de viagem, mas pouco ou nada tínhamos investigado sobre a cidade, antes de lá chegarmos. O que é certo é que viemos a descobrir que era uma cidade riquíssima em termos históricos e patrimoniais. O que se pode ver então?

Catedral de Saint-Etienne
É considerado o edifício de estilo gótico mais alto da europa, tendo sido construído entre os séculos XII e XVI. É também considerado o monumento mais visitado na cidade. Tem entrada livre. Na altura que fomos, estava a decorrer uma semana de música clássica dedicada a Bach, em que a Catedral de Saint-Etienne seria palco de muitos desses concertos.


Direção: catedral!


Detalhes marcadamente góticos


























O interior da Catedral de Saint-Etienne - que luz!



A Catedral marca a paisagem da cidade de Metz, quer através das suas ruas, quer através do rio Moselle








Centro histórico
O centro histórico, pedonal, está composto por uma série de ruas com comércio, mas também possui registos arquitectónicos notáveis, com edifícios dos séculos XVII ao XVIII.




O rio Moselle

O Moselle, tornando Metz uma espécie de "Veneza" francesa



É uma cidade bastante verde, com imensos espaços ajardinados e parques muito bem cuidados



Temple NeufMoselle

edifício de grande beleza arquitetónica, situado mesmo no centro da vila, passando o rio moselle


Sinalética
Para alguns, este ponto poderá não significar muito, mas para turistas e entusiastas de design, torna-se bastante relevante. A sinalética de Metz é absolutamente genial. Estes painéis tipográficos são lindos, super funcionais e conjugam-se mesmo bem com a cidade. Qualquer designer ou apaixonado pela tipografia certamente adorará as próximas imagens. A cidade está, literalmente, vestida com tipos de letra (:
Exemplos do uso de tipos de letra no meio urbano de Metz:


A portada da oficina de turismo de metz. Não é linda?


mais um exemplo de recurso à tipografia pela cidade de Metz. A cidade está completamente vestida por tipos de letra! Esta imagem em particular é o mercado; o painel tipográfico é constituído com palavras que nos dizem pratos típicos de metz e da região de lorraine 

sistema de orientação  / way finding system

Não há forma de nos perdermos!


Ópera-Théâtre Metz
Esta cidade está repleta de surpresas. Isto porque a ópera/teatro mais antiga de França, ainda em funcionamento, encontra-se na cidade de Metz. De estilo clássico, o edifício foi construído ao longo do século XVIII, mas só 14 anos depois de concluírem a obra é que a primeira performance teve lá lugar.



Centro Pompidou-Metz
Símbolo de arquitetura moderna, é um dos ex-libris da cidade. Oferece exposições de arte moderna e contemporânea. Está um pouco mais distante do centro, mas vale a pena uma visita, nem que seja apenas para admirar o seu exterior:





Se ficaram curiosos, deixo um links para que possam descobrir um pouco mais de Metz! (:

TOP de lugares imperdíveis a explorar em Metz

Sem comentários:

Enviar um comentário